MENU
MÍDIAS SOCIAIS
+ MAIS

Blog

como-criar-o-plano-de-negocios-de-uma-franquia

Como fazer um bom planejamento de marketing?

Toda grande empresa que procura crescer e expandir sua participação no mercado, precisa de um time de marketing ativo e atualizado com o mercado, para criar boas estratégias que contribuem para o crescimento da empresa.

Mas afinal, você sabe o que é um Plano de Marketing?

Nada mais é do que o planejamento das ações de marketing da empresa, buscando alcançar um determinado objetivo, como por exemplo: aumento das venda, aumento do número de clientes, fidelização dos clientes, entre outros.

Não existe um passo perfeito para ser seguido, porém, algumas informações são essenciais para se obter um ótimo plano. A seguir, alguma das etapas:

Fazer o planejamento: Através dele serão definidos os objetivos e as metas a serem atingidas com a elaboração e execução do plano de marketing.

Realizar a análise do segmento em que a empresa está inserida: Antes de iniciar o desenvolvimento de um plano de marketing, a empresa precisa conhecer todos os fatores – internos e externos- que influenciam a área onde ela está inserida, conhecer a situação do seu produto ou serviço no mercado e conhecer as reais capacidades de sua empresa.

Conheça os seus clientes e defina seu público: O plano precisa ser voltado de maneira direta para o seu público-alvo, ou seja, aquelas pessoas que irão consumir os produtos e serviços prestados pela empresa.

Conheça e analise a concorrência: É de grande importância conhecer as demais empresas que estão inseridas no mercado e saber quais são os seus pontos positivos e negativos dos produtos e serviços disponibilizados por elas de forma comparativa com o seu.

Defina as suas estratégias e ações a serem tomadas: É importante definir qual o objetivo de criar o plano de marketing para a empresa, pois é através do objetivo que serão definidas as estratégias e as ações a serem adotadas.

Estas são algumas etapas a serem seguidas para se ter um bom plano de marketing. Existem outras diversas, pois quanto mais informação, mais será bem desenvolvido o seu trabalho.

0